Micro Empreendedor Individual – MEI

 

A Importância da Contabilidade para o Micro Empreendedor Individual.

Chegou a hora de você ter um contador e se organizar para crescer!

 

MEI precisa de contador? De acordo com a Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, que trata do microempreendedor individual – MEI, com limite de faturamento em R$ 60.000,00 anuais, o microempresário dessa categoria não é obrigado a contratar escritório de contabilidade, bem como está dispensado da contabilidade formal, não precisando escriturar nenhum livro.

Contudo, o microempreendedor individual – MEI não deve trabalhar de maneira desorganizada, devendo manter o controle do que compra, vende e quanto está ganhando com seus serviços, pois é de extrema importância para que se mantenha na categoria de MEI, o respeito ao limite de faturamento. Para tal controle, é importante ter auxilio de um contador

 

Transformação de Micro Empreendedor Individual

 

Agora existem algumas coisas que precisa saber antes de decidir abrir um MEI e contratar um Contador.

Muitos empreendedores iniciam pelo MEI devido ao baixo custo de manutenção. Não precisa pagar para abertura da empresa. A abertura é Grátis pelo próprio site. o endereço é http://www.portaldoempreendedor.gov.br/mei-microempreendedor-individual e você mesmo pode fazer a abertura da sua empresa.

Após passar algum tempo, o empreendedor percebe que está faturando mais e decide fazer a transformação do MEI para uma ME.

Consulte-nos estaremos informando a melhor maneira de fazer esta transformação.

 

Boletos de Cobrança no MEI.

 

É comum os Micro Empreendedores  Individuais receberem boletos de cobranças de associações.  Grande parte é de associações comerciais. Essas cobranças são voluntárias. O grande problema é que o empresário receber esses boletos e,  sem conhecimento, acabam pagando sem necessidade pensando ser obrigatórios. Muito cuidado com essas cobranças consulte sempre o seu contador.